quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Desafio
























O livro de Truman Capote - “A sangue frio” (1966) é a “narração verídica de um quádruplo assassínio e suas consequências”. Inicia-se com uma declaração que transcrevo:
“ O material contido neste livro não é produto da minha observação directa. Foi colhido em relatos oficiais ou é fruto de entrevistas com as pessoas envolvidas no caso, entrevistas essas na sua maioria bastante demoradas. Visto este “colaboradores” serem identificados no texto, inútil se tornaria nomeá-los; no entanto, quero exprimir-lhes a minha gratidão sincera porque, sem a sua paciente colaboração, impossível teria sido levar a cabo a tarefa. Também não vou estampar aqui a lista de todos os cidadãos de Finney County que, embora não sejam citados nestas páginas, ofereceram ao autor deste livro uma hospitalidade e uma amizade que ele só poderá retribuir mas nunca pagar. …”

O mundo é feito de grandes e de pequenas histórias, algumas com honras de “best sellers”, outras com honras de mesa de café, como são as que venho escrevendo, sempre cuidando em não identificar o personagem e o lugar, quando a situação merece este cuidado.

Ao fim destes dois anos, muitas das “histórias guardadas na memória” foram já aqui escritas e, embora outras possam ainda vir à mente, é chegada a altura de pedir aos meus leitores algumas das “suas histórias”, que possam ver “neste formato” e aqui, a luz do dia.
O mail é fasgomes2@gmail.com. O anonimato é uma garantia.

Sem comentários: