sábado, 7 de abril de 2012

Casa do Lau


As tradições são para se cumprir, para que os ciclos se fechem e tudo siga o seu curso natural. É assim que deve ser, sem ceder à globalização que oferece tudo em qualquer época.
Perdi o debulho de sável, e quase passava a lampreia, não fosse o acaso me ter trazido o Sr. Júlio ao Hospital.
- Sr. Dr.! Tem, de ir lá um dia destes. O restaurante foi renovado, mas na cozinha continuam a minha mãe e a minha mulher. Apareça!
E, hoje, depois de um magro pequeno-almoço, rumei à “Casa do Lau”, a Loivo, quinhentos metros antes de Vila Nova de Cerveira, quem vai de Viana pela estrada nº. 13.

O Sr. Lau e o filho Júlio, deram-lhe um novo ar. As mesas têm saias, as cadeiras estão forradas e os pratos têm “design”, mas isto não é nada, pois o tudo vem da cozinha.
Hoje foi a lampreia que fez as honras, nas entradas e no prato principal, e eu que não sou particular fã do animal, rendi-me à evidência.
O escabeche é de se lhe tirar o chapéu, o arroz da dita … divinal e o atendimento … cinco estrelas.
E tudo aqui tão perto.

Vale a deslocação. Que o digam os espanhóis, que são mais de 70% da clientela.

Sem comentários: