quinta-feira, 12 de abril de 2012

Foios



Foios. Três km além, a fronteira. A intenção era fazer o caminho do contrabando até Navasfrias.
Antes do início ouvimos o presidente da Junta de Freguesia, homem interessado, que nos orienta e nos fala do fraco futuro daquelas terras, sem agricultura, pastorícia ou contrabando que lhes valha.
As batatas e a castanha é-lhes comprada a preços irrisórios, o gado para o abaterem, têm de o levar ao matadouro à Guarda. Pagamentos e mais pagamentos, e nem usando estratagemas para se comer em casa, compensa. É que o gado agora anda identificado como as pessoas.
Até os cogumelos que por aqui nascem são colhidos e processados pelos espanhóis, que nos vendem de seguida.
- Adeus Sr. José Manuel Campos. E para almoçar, à vinda?
- No caminho para o Sabugal, em Quadrazais há um viveiro de trutas com um lago, rodeado por uma zona verde de descanso e lá em cima um restaurante – TrutalCôa. A ementa baseia-se na truta, mas há outros pratos.
- Obrigado! Boa sorte!
Ida e volta 6Km. A chuva deixou-nos pela nascente do rio Côa.



Almoço. Truta frita com arroz de feijão, cortada transversalmente, e temperada com um molho excelente, e para 2º prato “truta no forno”. Serviço rápido. Preço em conta. Simpatia *****.

Os ovos das trutas e a ração vêm Espanha. A saúde do viveiro é garantida por Ciudad Rodrigo.
Tiveram problemas com as lontras, que comiam mais de metade do peixe. Foi feita uma protecção a toda a volta para elas não entrarem. Agora são as garças. Mas essas são em menor número.

A gente come e não pensa nisto!. Boa sorte!.

Sem comentários: