Porque hoje é dia de lembrar os mortos, o pensamento foge-me para jovens profissionais de saúde do Hospital de Viana do Castelo, que nos deixaram precocemente.

Ricardo Marques, 35 anos.
Assassinado em 20/06/1997 em Baidoa - Somália, onde integrava uma equipe dos «Médicos Sem Fronteiras». .
Tinha acabado a especialidade de Ginecologia e Obstetrícia e foi para uma terra onde é interdito a um homem ver o corpo de uma mulher que não seja a sua.
António Abel Leitão Neto Parra, 45 anos. Um bom amigo. Foi director da Farmácia do Hospital de Viana do Castelo. Vendia saúde e competência. Em 08/06/2000, de morte súbita quando todas as portas se lhe abriam.
José Manuel Loureiro Albuquerque Pinho (1955 – 2003) – Anestesista e vizinho da juventude.
Uma catástrofe abateu-se sobre aquela família com fortes raízes em Albergaria-a-Velha. Em poucos anos faleceram o pai (professor do ISCAP), a mãe (Assistente na Universidade de Farmácia do Porto), ele e dois irmãos (um médico que foi director do serviço de Gastrenterologia do Hospital de Santo António, e outro advogado). Cada um com a sua doença e todos no auge das suas carreiras. Só resistiu uma irmã.
José Torcato Jácome Passos, 45 anos. Cirurgião. "Foi também um activista político e, nessa qualidade, foi nomeado para o cargo de Director do Centro Hospitalar do Alto Minho" (entre 1999 e 2002).
Procurou mulher noutras culturas e teve uma vida complicada demais para esta cidade tão pequena. Sem pedra para essa grade, abandonou-nos em 2005.
Dra. Isabel Granado, 28 anos. Um passarinho que por aqui passou a caminho de Braga para aprender a tratar de outros passarinhos ainda mais pequenos.
Mas nem só de médicos se fizeram óbitos. Outros nos deixaram na força da idade.
Regina Pureza Leite (1958-1995) - a primeira da minha era. Uma vaga lembrança de quem estava na secretaria da Farmácia, bonita, organizada, responsável.
Maria João Sousa Lima Carneiro (1971 - 1999). Um anjo à porta da Farmácia, apanhada pela gadanha quando lutava por dar mais vida à vida.
Eduardo Lopes Rodrigues (1964-2007). Um drama em muitos actos de um homem eficiente e discreto.
Enf Lúcia Cavalheiro (1965-1998) - sapato alto e passo curto para mostrar que se é profissional.
E outros, que a memória trai, e que também partiram. O Luciano, a Dra. Eugénia, ...
...
Tão depressa que o tempo anda!
1 comentário:
Fui colega de curso e de especialidade de Jose Torcato Jacome Passos: Iniciamos a Especialidade em Ponta delgada nos Açores e depois ele foi para Viana do Castelo e eu para a Guarda. Paulo Costa Correia ainda a exercer como medico cirurgião na cidade da Guarda
Enviar um comentário