sábado, 12 de janeiro de 2008

Diógenes



DIOGENES (412-323 AC). Nasceu em Sinope na Turquia e foi para Atenas onde adoptou a filosofia dos Cínicos que ensinava que para atingir a sabedoria e a virtude era necessário abdicar dos prazeres. Viveu uma vida de austeridade. Desfez-se de todos os seus bens com excepção de um relógio, uma bolsa e uma tijela de madeira. Vivia num barril.

Há muitas histórias àcerca deste excentrico filósofo grego.
De acordo com a lenda, passeara de dia, pelas ruas de Atenas, com uma lanterna acesa e quando questionavam porque o fazia, respondia: "Procuro um homem honesto"!."
Uma vez numa viagem, foi capturado por piratas que o venderam como escravo em Creta. Quando lhe perguntaram qual era o seu ofício, respondeu: "comandar" e como tal que deveria ser vendido a quem precisasse de um chefe. Foi vendido a um homem rico de Corinto que reconheceu o seu valor, o libertou e fez tutor dos seus filhos
Numa outra ocasião, Alexandre o Grande sabendo a sua história, ter-lhe-á dito: "diz o que queres, que eu to darei!" e Diógenes, que estava sentado ao sol na beira da estrada, respondeu: "não me tires o que não me podes dar, e sai da frente do sol!"

No entanto, houve quem lhe dissesse: “Eu vejo a tua vaidade através dos buracos da tua capa!”.

e ... o círculo fecha-se...

Sem comentários: