O telefone é um elo de comunicação essencial no relacionamento.
Uma chamada desmazelada, com falta de cortesia ou indelicada é recordada de uma maneira muito viva. Uma resposta adequada cria credibilidade e confiança.
As boas maneiras ao telefone têm quatro variáveis principais:
Expressão clara ; Cortesia ; Empatia ; Boa comunicação
Se a contribuição de qualquer destes factores for fraca, o telefone deixa de ser um instrumento de comunicação para se transformar num elemento constrangedor e ameaçador.
Três toques é um bom nº para delimitar o momento de atendimento. Quem atende deve sorrir quando pega no auscultador, cumprimentar (p. ex: Bom Dia), dizer o nome, o Serviço e tomar nota de quem ligou.
Quando se coloca alguém em espera (por inevitável), deve-se-lhe propor a escolha entre o telefonar de novo ou esperar e, se for colocada a aguardar, deve-se mantê-la informada da situação corrente e das demoras posteriores.
Uma chamada desmazelada, com falta de cortesia ou indelicada é recordada de uma maneira muito viva. Uma resposta adequada cria credibilidade e confiança.
As boas maneiras ao telefone têm quatro variáveis principais:
Expressão clara ; Cortesia ; Empatia ; Boa comunicação
Se a contribuição de qualquer destes factores for fraca, o telefone deixa de ser um instrumento de comunicação para se transformar num elemento constrangedor e ameaçador.
Três toques é um bom nº para delimitar o momento de atendimento. Quem atende deve sorrir quando pega no auscultador, cumprimentar (p. ex: Bom Dia), dizer o nome, o Serviço e tomar nota de quem ligou.
Quando se coloca alguém em espera (por inevitável), deve-se-lhe propor a escolha entre o telefonar de novo ou esperar e, se for colocada a aguardar, deve-se mantê-la informada da situação corrente e das demoras posteriores.
Não colocar ninguém à espera mais de 10 segundos sem o prevenir da extensão da demora
Não resmungue, não use calão, não use frases extensas e complicadas. Seja claro nas afirmações e evite falar de assuntos laterais ao motivo do telefonema.
Quando a chamada é um pedido de apoio, dê o nome ou o nome de outro contacto.
Não resmungue, não use calão, não use frases extensas e complicadas. Seja claro nas afirmações e evite falar de assuntos laterais ao motivo do telefonema.
Quando a chamada é um pedido de apoio, dê o nome ou o nome de outro contacto.
In: Comunicação - Poder da Empresa, Bernardo Katz, Editora Clássica
Sem comentários:
Enviar um comentário