domingo, 6 de janeiro de 2008

Ditador romano

Ditador era um cargo político da República Romana, criado em 501 A.C., preenchido apenas em condições excepcionais, sendo portanto uma magistratura extraordinária, isto é, fora do cursus honorum. O conceito estava plenamente integrado no âmbito da estrutura democrática romana e não tem qualquer relação com os requesitos de um ditador moderno, que se encontra normalmente à cabeça de um regime autoritário.

O ditador era nomeado pelos consules do ano, autorizados para tal por um senatus consultum emitido pelo senado romano em circunstâncias de crise militar e/ou económica. O cargo era o único posto da hierarquia política da República que não obedecia aos princípios de colegialidade e responsabilidade, isto é, o ditador não tinha nenhum colega e não era punível perante a lei romana por nenhum dos seus actos.

O ditador detinha o poder absoluto pelo prazo máximo de 6 meses, era adjuvado por 12 lictores e estava proibido de comandar divisões de cavalaria em campanha. Para suprir esta falta, e para servir como segundo em comando, o ditador nomeava um magister equitum (estribeiro-mor).







Na historia de Roma Lucius Quintus Cincinatus (519 AC — 439 AC) , é modelo de virtude e simplicidade. Foi eleito ditador para salvar o exército numa guerra contra os Volscos. Quando o informaram da nomeação estava a lavrar a terra. Largou as alfaias e foi para o campo de batalha. Em 16 dias derrotou os inimigos. Entrou em triunfo em Roma e, "por amor à República", renunciou imediatamente à sua autoridade absoluta para voltar aos seus campos e ao arado.

Esta é a sua estátua na cidade de Cincinnati nos USA a quem deu o nome. Tem numa mão o arado e na outra o simbolo do poder dos ditadores o "Feixe" - do Latin "fascis", que era constituído por varas de salgueiro atados com um cordão vermelho, e um machado.

2 comentários:

Anónimo disse...

"Fascis" é a raiz da palavra fascismo. Este sistema político deu no que deu. Ou seja o fascismo tem como base uma ideia interessante que depois foi corrompida. O nosso realizador de cinema Manuel de Oliveira diz mais ou menos isto: "O ser humano trabalha em plano inclinado em que a virtude está em cima e o vício em baixo. O Homem está sempre a cair para o vício"

capitão disse...

Eu sei!
Foi propositadamente que pus a estátua do Cincinnatus com a "Fascis"!
Mas Ditadura não é sinónimo de Fascismo.
O Ditador Romano (inicialmente) era nomeado para uma função especial e por um curto período!
Não se candidatava! Era escolhido, por se entender que era, de todos, quem poderia solucionar melhor aquele problema e aceitava por respeito para com os outros.

Dito de outro modo: O poder não devia ser entregue a quem o quer, mas a quem tem a capacidade de o usar para bem dos outros.