sábado, 29 de agosto de 2009

Guilhermina Suggia / Carteado Mena























Guilhermina Suggia (1885 — 1950) nasceu e morreu no Porto, mas andou por esse mundo a dar honras ao violoncelo, à vida e um pouco a Portugal, pese embora a sua ascendência italiana. O seu romance com Pablo Casals, encheu páginas dos jornais, mas em 1924 pressionada pela “saudade”, volta à pátria e casa-se (1927) com o médico José Casimiro Carteado Mena.

Guilhermina revolucionou o instrumento e abriu as portas profissionais do violoncelo às mulheres. Tinha vários violoncelos, dois deles os famosos Stradivarius (1717) e Montagna (1700), que por desejo testamentário vendeu para prémios anuais aos melhores alunos de violoncelo de Academias em Inglaterra e Portugal.
Nunca ouvi um disco dela.

O Dr. Carteado Mena (1876 – 1949), médico e oficial do exército, nasceu e morreu em Darque (Viana do Castelo). Andou pelo Porto a dar honras à radiologia de que foi um dos pioneiros em Portugal e também um dos grandes mutilados, em resultado da exposição às radiações (na altura para se aferir da dose de Rx a administrar, radiografava-se primeiro a própria mão). Também deu honras à terra que o viu nascer, que em paga lhe deu o nome a rua e à Escola EB 2,3 construída em 1990 e que é a sede do Agrupamento de Escolas de Darque.
Vi muitas radiografias com o seu logótipo perfurado, na Faculdade de Medicina do Porto, o que me espantava, porque eram de qualidade superior às do Hospital Escolar de S. João, bem mais recentes.

Ele era divorciado (tinha uma filha) e deste casamento tardio - ela com 42 e ele com 51 anos, não houve fruto.
Moraram na Rua da Alegria n° 665, no Porto

Sem comentários: