Para se poder pilotar um avião com segurança é necessário aprender a voar por instrumentos, pois estes são mais fiáveis que os nossos sentidos. Isto é, se os instrumentos te estão a dar instruções que os teus sentidos pensam ser erradas, deves fazer como eles mandam e não como tu sentes. De algum modo isto corresponde ao “faz o que eu te digo e dá ao diabo o que sabes!”
As crenças religiosas são um dos modos de produzir comportamentos bem sucedidos. Como importa mais o que se faz, do que a razão porque se faz, funcionam como instrumentos à navegação das sociedades humanas.
Qualquer religião tem duas dimensões: uma horizontal que leva à construção de comunidades fortes, à entreajuda, à transmissão de valores, que é coerente com o conhecimento factual à época em que se desenvolveram, e outro vertical (irracional) tão diverso quanto as religiões, mas que dá a força à componente horizontal.
Com a passagem do tempo, no seu esforço para alcançarem o realismo prático, têm tendência para se afastarem do realismo factual e aumentam a sua componente vertical.
É nesta fase em que estamos, com a consequente crise de valores.
Sem comentários:
Enviar um comentário