domingo, 2 de agosto de 2009

Sensibilidade à Desigualdade













Esperança de Vida, desigualdade económica, homicídio e idade de reprodução nos bairros de Chicago. BMJ. 1997 Apr 26;314(7089):1271-4.

O estudo reporta-se ao período entre 1988 e 1993.

Estudou as 77 áreas residenciais de Chicago e evidencia a grande variação destes parâmetros entre os bairros mais ricos e os mais pobres.

Esperança de Vida é à nascença de 54,3 anos para os mais pobres e de 77,4 anos para os mais ricos, e a taxa de Homicídio é de 156 e de 1.3 por 100 000 habitantes por ano, respectivamente.

A sensibilidade à desigualdade é um aspecto psicológico que afecta os jovens adultos do sexo masculino, que “consciente ou inconcientemente" os leva a aceitar correr grandes riscos como táctica de competição social para obter rapidamente "estatuto ”, quando são baixas as expectativas de sucesso com tácticas de baixo risco (p. Ex. tirar um curso).

Este facto agrava os efeitos previsíveis da pobreza (nutrição, acesso a cuidados médicos, segurança social…) sobre a Esperança de Vida, por aumentar a taxa de homicídio e de outras causas externas de mortalidade.

A Idade de Reprodução mais precoce nos bairros mais carenciados, é uma opção motivada por um curso de vida mais curto com um “desgaste” mais intenso, de modo a poderem criar os filhos e conhecer os netos.

Sem comentários: