sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Viagens na nossa terra















- Sra. Maria.! Porque é que a levaram à Urgência?
- Sr. Dr.! Eu não fui à Urgência. Fui a uma consulta ao Centro de Saúde. De lá enviaram-me de ambulância para outro sítio, onde outro médico me enviou para aqui. Deve ter sido engano. Devem-me ter confundido com outra!
- Olhe que não! A carta do médico do Centro de Saúde diz que a sra. estava muito mal, e a carta do outro médico do Serviço de Urgência Básica parece confirmá-lo!
- Sr. Dr.! O que eu tenho é as pernas tolhidas e custa-me muito andar. Saí do Lar depois do almoço. Já passa da meia-noite e ainda ando por aqui! Por favor, mande-me para casa!
- D. Maria! Não está ninguém consigo?
- Não, Sr. Dr.! A senhora do Lar ainda foi comigo ao outro médico. Mas ela tinha a vida dela, e quando me mandaram para aqui, não me pode acompanhar. Mas disse que ia telefonar!
- Pois é! Tirando os ossos e o coração um bocadinho fraco, a senhora, apesar dos seus 94 anos, parece bem, e as análises confirmam-no! Tem a certeza que não se sentiu muito mal quando estava junto dos médicos que a viram?
- Não sr. Dr.! O meu mal são as pernas! Custa-me andar!
- Deixe lá, que hoje vai viajar mais de 180Km e leva que contar!

1 comentário:

JARRA disse...

A sociedade deu em entender que ser médico é o exercício de uma profissão técnica.
E esqueceu a componente social, cultural, ética, mística, caritativa que a profissão sempre teve ao longo dos tempos.
Com isso o bom senso vai-se afastando do tolerável ...