segunda-feira, 11 de julho de 2011

Em duas rodas e de marmita






























O automóvel “já foi!”, pese embora tudo estar montado para o seu uso regular, das auto-estradas aos parques de estacionamento.
Mas a ineficiência do transporte colectivo, a par da pouco planeada distribuição geográfica das populações, mesmo com a "crise" a acentuar-se, vai continuar a exigir o transporte individual.

A bicicleta é uma solução para quem se vêm a braços com os custos das deslocações e tem de percorrer distâncias inferiores a 10Km. É silenciosa, não poluente, ocupa pouco espaço, tem escassa manutenção, permite chegar mais rápido em zonas com trânsito congestionado e leva-nos de porta a porta. É o meio de transporte individual por excelência para a gente jovem que se desloca individualmente, quer para a escola, quer para o emprego. Ainda por cima induz uma prática saudável de exercício que se repercute em ganhos em saúde.

As scooters, com motores de pequena cilindrada, são a solução para gente mais velha, para quem não gosta de pedalar ou para as cidades acidentadas. Há anos que caracterizam muitas cidades e inexplicavelmente nunca pontuaram por cá. O seu aspecto moderno e baixo custo, num país que tem 250 dias de sol por ano, deviam tê-las tornado uma opção preferencial, caso o lobby dos automóveis não "obrigasse" à posse de um para se conquistar "estatuto".

As novas gerações, nas escolas e não só, terão de evoluir para uma “uma nova cultura”, fazendo da bicicleta não um meio para "ocupação dos tempos livres e exercício”, mas um meio de transporte, exigindo que se criem vias para a sua circulação fora das grande vias rodoviárias.

Mas como até assim o dinheiro vai faltar, pois também se prevê um grande aumento no preço dos alimentos, o melhor é começar já a modificar hábitos e deixar de "comer fora" na rotina do dia a dia.
O assunto já está estudado e tudo aponta para que, consumir a maior parte dos alimentos depois das 16:00h, quando a actividade desse dia já quase terminou, leva à obesidade.
Há que privilegiar o pequeno-almoço. Levante-se uma hora mais cedo, beba leite, coma pão, fruta, carne ou ovos. Leve para o emprego uma marmita com uma refeição leve para o almoço e ao jantar coma uma boa sopa e pouco mais.
Vai ver que o que poupa ao fim do mês.

Sem comentários: