domingo, 1 de fevereiro de 2009

Hinos

Hino: composição musical, geralmente para coro, de cariz comunitário (religioso, patriótico, desportivo, …).
Em geral, tentam reflectir a união e glorificar a história e as tradições do grupo a que se dirigem.
A maioria dos hinos nacionais são marchas de feitio militar.

Eu acredito que os Hinos fazem parte da cultura de um grupo (Povo) e que sem eles se perdem as referências fundamentais para que tenhamos um "sentimento de pertença", e nos dispunhamos a um empenho superior na defesa dos valores que nos identificam.

"A Portuguesa" foi composta em 1890 por Henrique Lopes de Mendonça/Alfredo Keil. Foi utilizada desde cedo como símbolo patriótico mas também republicano.
Em 1911, foi adoptada como símbolo Nacional juntamente com a Bandeira Nacional.



"A Marselhesa" é o Hino Nacional de França desde 1830. Foi composta em 1792. É também, de algum modo, o símbolo da Liberdade fundamentada na Revolução Francesa, que deu origem às Democracias Ocidentais.



"Soneto do Trabalho", Fernando Tordo (1948 - …), José Carlos Ary dos Santos (1937 – 1984). Hino do PREC, cheio de heroicidade e determinação. Só que "povo" foi um pouco de tudo, com muito de arruaça.



Das prensas dos martelos das bigornas
das foices dos arados das charruas
das alfaias dos cascos e das dornas
é que nasce a canção que anda nas ruas.

Um povo não é livre em águas mornas
não se abre a liberdade com gazuas
à força do teu braço é que transformas
as fábricas e as terras que são tuas.

Abre os olhos e vê. Sê vigilante
a reacção não passará diante
do teu punho fechado contra o medo.

Levanta-te meu Povo. Não é tarde.
Agora é que o mar canta é que o sol arde
pois quando o povo acorda é sempre cedo.

1985. "Um abraço a Moçambique", o “We are the world" português. Um hino de solidariedade dos anos 80, de apoio ao combate à fome em Moçambique, cantado pela fina flor da nova canção portuguesa.

Freddie Mercury, nome original: Farokh Bommi Bulsara (1946 – 1991), nasceu em Zanzibar. Vocalista dos Queen. Filho de Indianos de etnia persa. Criador dos principais Hinos da actualidade. Each morning I get up I die a little Can barely stand on my feet Take a look in the mirror and cry Lord what you're doing to me I have to spend all my years in believing you But I just can't get no relief Lord Somebody ooh somebody Can anybody find me somebody to love? I work hard everyday of my life I work till I ache my bones At the end of the day I take home my hard earned pay all on my own I get down on my knees And I start to pray 'Til the tears run down from my eyes Lord somebody ooh somebody (please) Can anybody find me somebody to love? (He wants help) Every day - I try and I try and I try – But everybody wants to put me down They say I'm goin' crazy They say I got a lot of water in my brain Got no common sense I got nobody left to believe Yeah - yeah yeah yeah Ooh Somebody , Can anybody find me somebody to love? Got no feel I got no rhythm I just keep losing my beat (you just keep losing and losing) I'm OK I'm alright I ain't gonna face no defeat I just gotta get out of this prison cell Some day I'm gonna be free Lord Find me somebody to love find me somebody to love …. Can anybody find me somebody to love Find me somebody to love …

Sem comentários: