domingo, 30 de agosto de 2009

Pablo Casals


Pau Casals i Defilló ( 1876 – 1973) mais conhecido como Pablo Casals, foi um marco na história da música.
Casals revolucionou a técnica do violoncelo, que até então estava relegado para acompanhamento, e deu-lhe a dignidade de um instrumento solista.
Foi ele que descobriu “a magia e o mistério” das Suites para Violoncelo de J. S. Bach (1720), que até então estavam desclassificadas como exercícios frios e académicos.
Em 1906 associou-se a Guilhermina Suggia, que estudava com ele e que começou a aparecer nos concertos como Mme. P. Casals-Suggia, embora nunca tivessem casado. Esta relação terminou em 1912.
Em 1914 Casals casa com uma americana da alta burguesia - Susan Metcalfe; separa-se em 1928, mas o divórcio só surge em 1957, para se casar de novo, aos 80 anos, com Marta Montáñez, de 21, que estudava violoncelo en Nova York e lhe fora apresentada para uma audiência, aos 15 anos.
Era um republicano ardente. Exilou-se após a vitória de Franco na Guerra Civil de Espanha, para só lá voltar após o estabelecimento da democracia.
Nas palavras de Thomas Mann, ele era “o símbolo da indissolúvel união entre a arte a moralidade”, outros concordaram dizendo que "a sua simplicidade, grandeza e integridade restauram a nossa fé na natureza humana” e ele acentuava “ Um músico é também um homem, e mais importante que a sua música é a sua atitude para com a vida”.
Morreu aos 93 anos.

1 comentário:

capitão disse...

Alguém me disse uma vez que se tivesse de escolher só um disco para levar para uma ilha deserta, levaria as Suites para Violoncelo Solo pelo Pablo Casals.
Eu também!