quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Férias - A Garganta Divina
























O projecto inicial era Cain – Poncebos - Cain, mas quis o destino, e as obras na estrada, que o acesso a Cain nos fosse interdito, e que tivessemos de fazer 110 Km até Poncebos, para iniciar o trilho em sentido inverso: Poncebos – Cain – Poncebos.

Ida e volta - 24 km (6 horas e 30 minutos), ao longo do rio Cares, por um caminho rasgado no calcário de um desfiladeiro cinzento, onde as árvores se equilibram e as pedras resvalam até um rio que só nos é próximo nas imediações de Cain.
Há sempre alguém nos 100 metros que nos envolvem e, apesar da dificuldade de algumas subidas em pedra solta e do precipício que nos ladeia, cruzamo-nos com crianças e idosos, de múltiplos países.
Iniciámo-lo às 10:30h. Parámos 30 minutos, em Cain, para retemperar forças e repor líquidos.











Este caminho, foi construído entre 1916 e 1921, aquando da construção de um canal de alimentação da central hidroeléctrica de Camarmeña em Poncebos. O canal acompanha-o, e é visível em partes do seu trajecto.

Os Picos da Europa são uma formação montanhosa calcária que se estende pelas Astúrias, Cantábria e Castela e Leão. Destacam-se as suas elevações (em muitos casos acima dos 2500 metros) e os seus desfiladeiros. Geograficamente, encontram-se na linha da Cordilheira Cantábrica. São Parque Nacional desde 1995.
.

Sem comentários: