quarta-feira, 28 de abril de 2010

Made in China



Não faça, mande vir! Compre ali que é mais barato! Até parece original ou é coisa nunca vista que não se sabe para que serve!
É a globalização!

Made in China é hoje um dos rótulos mais comuns porque a China se tornou no maior exportador mundial de produtos manufacturados, da electrónica ao vestuário. São 1,3 mil milhões de humanos desejosos de melhorar as suas vidas num envolvimento total com o mundo.

A princípio ainda questionávamos se cumpriam standards de qualidade mínimos, mas à força de convivermos com eles, esquecemos os escândalos do leite chinês adulterado com melamina (que causou 12,800 hospitalizações e 4 mortes de crianças) e da adulteração de xaropes para a tosse importados pelo Panamá (que envenenou centenas e causou mais de 100 mortes), mas que deixou muitos outros sem fiscalização e sem relação de causa efeito.

É o preço que as promove. Um preço formado sem os custos ocidentais dos direitos de autor, dos Impostos e das garantias de higiene e segurança, que concorre com quem aqui se esforça por dar uma indústria mínima que possa sustentar as necessidades da região, e que os políticos esqueceram e que levaram às sistemáticas deslocalizações das empresas, criando uma Europa mais consumidora que produtora, principalmente nos países menos desenvolvidos.
Chegou a crise e o tempo de criar limites à importação da Ásia e permitir o ressurgimento da indústria e agricultura europeias e só a abrir quando aqueles países tiverem obrigações semelhantes na produção.

1 comentário:

Kiwi disse...

Nossa!! Eu não sabia destas coisas... que horror! A máteria do NYT me deixou arrepiada!!

É... acho que vou boicotar os produtos chineses e convencer minha família inteira também!

Claro que não se pode culpar um país inteiro pelo erro de alguns, pois em todos os países há sujeira... além do mais, no caso da 'epidemia' no Panamá, o produto passou por diversos países e não foi detectado o problema pq não foi testando, indício de irregularidades também....

Seja como for...!