domingo, 6 de janeiro de 2008

Escrever

Produzir textos é uma actividade extremamente necessária na vida profissional.

Escrever é uma habilidade que pode ser desenvolvida e não um dom que poucas pessoas têm. Escrever bem exige empenho e trabalho, não é um fenómeno espontâneo.

Escrever é uma das actividades mais complexas que o ser humano pode realizar. Faz rigorosas exigências à memória e ao raciocínio. A agilidade mental é imprescindível para que todos os aspectos envolvidos na escrita sejam articulados, coordenados e harmonizados de modo a que o texto seja bem sucedido.

É necessário utilizar simultaneamente os conhecimentos relativos ao assunto a tratar, ao tipo de texto que se quer produzir, aos leitores possíveis, à língua e às suas possibilidades estilísticas.

Portanto, escrever não é fácil e é incompatível com a preguiça.
Escrever é uma prática que se articula com a leitura - é pouco provável que um mau leitor chegue a escrever com desenvoltura.


Tirei estas frases de um livro que comprei e li no Natal/07: "Técnica de Redação" - O que é preciso saber para bem escrever - de Lucília H. do Carmo Garcez, Coleção Ferramentas, Editora Livraria Martins Fontes, São Paulo, Brazil.

Eu, que tenho pouco tempo, disponho-me agora a andar à luta com as palavras.
Leio o António Lobo Antunes, nos contos da Visão e embeveço-me. Tão simples!

2 comentários:

H disse...

Um excelente texto, de quem sabe escrever!

capitão disse...

A linguagem escrita é muito mais exigente no que toca aos requesitos lógicos, ao ordenamento das ideias, à correcção da sintaxe, à estrutura do texto, ao nexo entre as frases e à plausibilidade.