terça-feira, 31 de agosto de 2010

Demência alcoólica


- E porque é que o internaram, se não diagnosticaram mais que uma bebedeira?
- Ele foi encontrado caído na rua e trazido pelos Bombeiros. Estava como uma dorna, e ficou ali a dormir até ao dia seguinte. Como não se identificou nenhum contacto, e não há apoio do Serviço Social aos feriados e fins-de-semana, internaram-no.

- Pois é! Mas vamos no 6º dia de internamento, e ele está a tirar lugar a quem precisa. Antigamente levavam os bêbados para a cadeia até a bebedeira passar, agora, chamam-lhe intoxicação etílica, e metem-nos nos hospitais até ganharem aspecto de gente, para depois voltarem ao mesmo. O que é que disse a assistente social?
- Disse que quem cuida dele é a mãe, que tem oitenta e dois anos; que vive de uma pequena reforma do tempo em que foi pescador; que há uns dez anos que nada mais faz que beber e fumar; e que tem irmãos, mas pouco se importam com ele.
- Apesar de só ter 52 anos, este grau de demência deve dificultar-lhe o acesso ao álcool e facilitar o controle! Pode ter alta hoje?
- Ela já o referenciou à assistente social da sua área de residência, mas disse que precisava de mais um dia, para orientar as coisas!
- Já agora! ...

Sem comentários: