sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Ciganos

Que fazer com os Ciganos?

O povo dos “Roma” (a etnia prevalente no nosso país, e actualmente constituída por cerca de 40.000 indivíduos), chegou a Portugal na primeira metade do século XV, oriundo do Paquistão.
É um povo orgulhoso das suas tradições e costumes, que tem resistido a múltiplas perseguições (só os Nazis eliminaram cerca de 500.000).
São a comunidade de maior crescimento demográfico em Portugal (5% ao ano).
A sua principal actividade é a venda nas feiras, mas ultimamente têm sido apontados como os principais protagonistas do tráfico de droga, factos relacionáveis com a elevada taxa de analfabetismo, a inserção profissional prematura no contexto da economia informal, e a não participação socio-política.

A Lei Portuguesa concede-lhes direitos e deveres iguais aos demais cidadãos e muitas famílias ciganas estão dependentes do Rendimento Mínimo Garantido e de programas de realojamento.

A sua história, costumes, crenças, dificuldades, sonhos e esperanças continuam a ser mal compreendidos e desrespeitadas."

NOTA: Em 2010, mais de 2.000.000 de portugueses beneficiam de Abono de Família, Rendimento Social de Inserção e de Subsídio Social de Desemprego.

1 comentário:

jose rei amorim disse...

Simpatizo em geral com os ciganos! O seu desrespeito pelas normas parece-me em geral mais civilizado que a maioria delas e dos seus zeladores!
Um dia destes dirigi-me para um ringue público perto da minha casa para jogar com os meus filhos e estava ocupado por 10 ciganos adolescentes e adultos animados numa partida de futebol. Quando surgiu oportunidade perguntei até quando ficariam e disseram que a partida era até aos 10. Só que quando acabou preparavam-se para continuar com nova partida. Insurgi-me e preparei-me para ocupar o campo onde íamos jogar ténis. O mais novo e com um ar vagamente anormal, virou-se para o grupo e saiu-se - " Bátêmos no sinhor!?" Não bateram e encontramos um acordo satisfatório!