quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Festas da Sra. da Agonia


- Sr. Álvaro faça o favor de entrar. Já o ouvi protestar que está à espera, há hora e meia, mas só agora chegou a sua vez!

- Mas eu não consigo ficar à espera, Sr. Dr.! Já no negócio é igual. Quando vem um cliente espaçado do outro, fico nervoso e tenho que pedir a alguém para vir para o meu lugar. Eu sou feirante, tenho uma roulotte onde vendemos bifanas no pão. Estamos cá para as Festas da Sra. da Agonia. Hoje depois do almoço, senti-me mal, e o meu pessoal chamou a ambulância. E chego aqui e fico este tempo todo à espera!
- Está bem! Mas deram-lhe uma pulseira amarela, e não tem prioridade para passar à frente de todos.

- Então agora, com essas festas e feiras por todo o lado, vocês não páram?!
- É como diz. Ainda ontem o pessoal, deitou-se às 5 da manhã. Eu fui mais cedo para a cama. Quem é a alma daquilo é a minha mulher, que é dezassete anos mais velha que eu. Ela é que faz as compras, os temperos e que dá as ordens. Eu estou mais pela caixa registadora. Chego ao fim do dia, meto o dinheiro num saco e entrego-lho. Se ela me falha, acaba o negócio!
Quando acabar a Senhora da Agonia, vamos para a Festa do Avante. Já pagámos quatro mil Euros, por uma frente de seis metros. Vamos em três carros, com tudo de cá. O pão é de Ponte de Lima (que eles lá, não têm pão como o nosso) e as febras, de Famalicão. Vai tudo preparado, em arcas frigoríficas. Lá é só fazer os temperos, cozinhá-las e metê-las no pão. As nossas têm mais sucesso que as de lá, que são cozinhadas na chapa. Temos sempre uma fila de mais de 10 pessoas. É sempre a andar!
- E como é que você, com tanto trabalho, tem essa barriga, Sr. Álvaro?
- Isto não é barriga, Sr. Dr! É o fígado dilatado! Já o tenho assim desde os 30 anos. O meu problema são os ossos. ... Se eu conseguisse a Reforma ... !

- Sr. Álvaro! O seu problema é, aos 58 anos, ter essa barriga e uma hipertensão que recusa tratar! Deixe lá os ossos em paz!

Sem comentários: