quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O Dr. Agulha


Era uma reunião para promoção de um novo medicamento. Uma sessão de uma hora, seguida de jantar, numa Estalagem no alto de um monte. Na sessão ... uns vinte médicos, no jantar … cinquenta pessoas, pois as borlas atraem sempre "esposos e penduras”.
No meio dos copos e dos pratos o Dr. Norton pontuava com as suas histórias de outros tempos, coadjuvado por um coetâneo companheiro, de ácido humor. Falaram de doenças, da vida de antanho, em histórias marcadas pelo insólito ou pela dificuldade superada.
No fim, depois do "até um dia", acerco-me do delegado de informação médica, e pergunto: "Quem é o fulano que estava com o Dr. Norton?". – “Não conhece?” espanta-se. –“É o Dr. Agulha! São inseparáveis!"
-“E ele também é de Clínica Geral?”, completo a pergunta, pois nas pequenas comunidades é mais frequente a hostilidade entre gente do mesmo ofício, que este tipo de amizade.
-“Não!”, responde-me. –“O Dr. Agulha, não é médico. É alfaiate. Como são amigos e estão os dois viúvos, para onde vai um, vai o outro. Foram os seus colegas que decidiram chamar-lhe assim! O nome dele ... não sei!"

Sem comentários: