sábado, 19 de fevereiro de 2011

Avarias


TRRRRRiiiiiiimmmm!
- Oh Pai! Eu levei o carro à oficina da marca por causa daquele alarme no painel de instrumentos, e eles fizeram-me um orçamento de 400 Euros. Dizem que têm de substituir várias peças do circuito eléctrico. Que faço?
- Tira de lá o carro e pergunta a A** que ele sabe quem é que te pode dar uma outra opinião!



TRRRRRiiiiiiimmmm!
- Está! Conta lá o que disse o electricista onde levaste o carro.
- Substituiu as velas e resolveu o problema. Foram 60 Euros. O A** disse que as oficinas de marca andam à rasca para pagar as despesas com alugueres, empregados e o resto, e que quando apanham lá alguém com cara de quem não percebe nada daquilo, … inventam!
- É como nas Clínicas Privadas. Entra-se para lavar os ouvidos e sai-se com um TAC e um Audiograma!… Ainda bem que ainda não deram cabo do Serviço Nacional de Saúde!

1 comentário:

A** disse...

Soube que a luz do motor apagou ao fim de 20 Km, portanto o problema está resolvido.
O facto de a luz ter acendido deveu-se a uma falha na manutenção do carro. As velas não foram substituídas quando deviam.
Assim como houve esta falha, pode haver outras.:
1- O filtro de gasolina - Na maior parte dos carros, a partir da última década , costuma ser preciso substituir. É necessário ver se foi substituído ou se não é aplicável.
2- O filtro do habitáculo - A mesma coisa.
3- A substituição do óleo de travões- Tem de ser feita de 2 em 2 anos. Verificar.
4- A correia da distribuição e rolamento tensor - Aqui o problema é mais grave pois se a correia parte o motor pode sofrer danos graves. Nos carros a gasolina costuma ser substituída por volta dos 120000 Km.

Eu sei que o carro levou um "motor" por volta dos 60000 Km mas o que gripou foi o bloco, logo não foi mudada a cabeça do motor que inclui as válvulas e a árvore de cames nem o alternador ou o motor de arranque nem os sistemas de injecção e ignição para referir apenas as peças mais importantes.
Se a correia da distribuição deve ser mudada, por exemplo, aos 120000, significa que eles, aos 60000, aquando da substituição do bloco, provavelmente mantiveram a mesma e agora ela tem 135000 como as outras peças e pode necessitar de ser mudada.

Isto são as coisas mais importantes de que me estou a lembrar agora. Há também que verificar os calços e os discos de travão mas isso é visível a olho nu se atrás não forem tambores.