quarta-feira, 3 de março de 2010

Notícia do "Público"


Hoje o "Público" noticia sobre a "Via Verde do AVC no Alto Minho", como pode ler aqui.

São "disfunções" a vir à tona.

Meses de planeamento, compromissos assumidos e uma desactivação inexplicada.

É muito MAU, porque não só não se resolveu nada como se criou mal-estar dentro dos Serviço de Medicina do Hospital, que (em meu entender) prejudicam a Instituição.

Há responsabilidades, porque neste processo foram marginalizadas as opiniões divergentes e desrespeitadas normas legalmente definidas.

Quanto ao facto da Administração garantir que "os doentes em questão, que rondam os quatro a oito por mês, não estarem a ser prejudicados, seguindo as vias alternativas já existentes sem qualquer prejuízo no seu diagnóstico e tratamento", não parece ter qualquer verdade, pois a solução de Porto, Braga ou Vila Nova de Gaia, coloca não só alguns doentes fora da janela terapêutica das 3 horas, como os que ainda podem ser tratados com fibrinólise só o farão mais tarde, e seguramente com maiores sequelas neurológicas. Nesse caso: Porque se justificaria uma Via Verde em Viana do Castelo?. Manter-se-ia tudo como estava. O facto de se dizer que são 4 a 8 e com isso pretender "dimensionar" o problema - não comento.

Sem comentários: