domingo, 21 de março de 2010

Danos


Com as palavras Gestão e Danos e suas variantes, podemos percorrer o espectro do empenho ao banditismo, pelo que há que ter atenção aos factos (e não ao discurso), para identificar se o mal é do gestor ou dos acasos.

Gerir Danos - quem gere não tem responsabilidade nos imprevistos, e tenta achar soluções para problemas que acontecem durante a sua gerência.
Gestão com Danos - o gestor tem responsabilidade nos acidentes que ocorrem durante a sua gerência e que se reflectem no desempenho da empresa. A causa está na sua inépcia ou leviandade, e deve ser entendida criminalmente, de modo a que os atrevidos se não candidatem a lugares com exigência superior á sua competência.
Gestão Danosa - implica premeditação para beneficiar um grupo (partido político, outra empresa, um particular), com prejuízo evidente para a empresa ou seus beneficiários.

Claro que as fronteiras destes três grupos são difíceis de definir, mas, se pelo menos houvesse cuidado em identificar os que não se encontram nas margens, muitos dos “boys” não seriam convidados e muitos dos que aceitam cargos pelo “penacho” pensariam duas vezes.

Sem comentários: