sexta-feira, 2 de julho de 2010

O meu cérebro esquerdo


Na manhã de 10 de Dez/1996 a Dra. Jill Bolte Taylor, neurocientista de Harvard, teve um AVC hemorrágico no lobo esquerdo do cérebro e relata a sua experiência nas 4 horas seguintes, à luz dos seus conhecimentos.

- Os dois hemisférios processam a informação de modo diferente. Cada hemisfério pensa em coisas diferentes, preocupa-se com coisas diferentes e têm “personalidades diferentes”.

O hemisfério direito preocupa-se com o presente, com o “aqui e o agora”. Pensa em imagens. Recebe informações simultâneas de todos os nossos sentidos e organiza-as numa imensa “colagem”, construindo um grande mapa que nos conecta ao mundo e uns aos outros como uma grande família.

O hemisfério esquerdo é muito diferente, pensa linear e metodicamente, e preocupa-se com o passado e com o futuro, e foi desenhado para olhar para enorme colagem do presente que o hemisfério direito constrói, para aí retirar detalhes, categorizando-os, organizando-os e associando essas informações a tudo o que aprendemos no passado, projectando no futuro todas as nossas possibilidades. E fá-lo organizando uma linguagem que permite que nosso mundo interior se conecte com o mundo exterior. É aquela pequena voz que nos diz “EU SOU!”, que nos dá a individualidade e nos separa de todos os outros.

Como na manhã do AVC perdeu a função do hemisfério esquerdo, teve uma sensação de libertação e disponibilidade que lhe adveio da "perda da individualidade" .




1 comentário:

brave heart disse...

Absolutamente arrebatador esta apresentação. Das melhores coisas que aprendi este ano. Verdadeiramente mágico.
Estou com pele de galinha. Obrigada, Fernando.