quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Peregrinações


Como foi possível localizar a “Casa de Maria” em Efeso (Turquia) - onde Nossa Senhora “morou com S. João e ali adormeceu e foi elevada ao céu”? dogma ex cathedra do Papa Pio XII em 1950.

Resposta: Foi vista num êxtase espiritual de uma freira alemã estigmatizada - Catharina Emmerick (1774-1820).

Catharina sem conhecimento geográfico da região e sem nunca lá ter estado, descreveu o lugar que permitiu a sua localização pelo padre M. Poulim, em 1891.
Fez-se a sua restauração no ano de 1910, e começaram as peregrinações. Já lá foram três Papas - Paulo VI em 1967, João Paulo II em 1979 e Bento XVI em 2006.
Os muçulmanos também lá rumam, para a homenagear como modelo de mulher.

Estigmatizada: diz-se de alguém que, por viver uma fé intensa, lhe surgem no corpo ferimentos sangrantes nas mãos, pés e tórax, semelhando os de Cristo.

A morte de Nossa Senhora, aos 72 anos, foi suave, chamada de "dormição".
Os fiéis, ao terem notícia do seu falecimento, vieram em multidão prestar-lhe as últimas homenagens, e logo se multiplicaram os milagres em redor da relíquia sagrada de seu corpo.
Três dias depois chegou o Apóstolo S. Tomé, que pediu para ver o corpo: “Quando retiraram a pedra, o corpo já lá não se encontrava, e do túmulo se exalava um perfume de suavidade celestial! Como o seu Filho, a Virgem Santa ressuscitara ao terceiro dia. Os anjos retiraram o seu corpo imaculado e levaram-no para o Céu, onde goza de uma glória inefável".

A Assunção difere da Ascensão de Cristo, no facto de este ter subido ao Céu por seu próprio poder, enquanto a sua Mãe foi assunta pelo poder de Deus.

Sem comentários: