sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Jazigos e Minas



Um jazigo é uma zona de concentração de minerais úteis, passível de ser explorada economicamente. O seu valor depende do seu volume, do grau de concentração desses minerais, da cotação do minério em questão e dos custos de exploração.
Um jazigo descobre-se; uma mina faz-se.
Uma mina é uma exploração de um jazigo mineral que, num determinado tempo justifica a extracção do minério.
Como o valor dos metais (no caso de minérios metalíferos) e os custos de exploração variam de acordo com o mercado, uma mina pode hoje ser rentável e amanhã não.
A exploração de um jazigo deve obedecer a normas. Não se deve fazer uma exploração gananciosa, retirando primariamente a parte mais rica, pois isso iria inviabilizar a exploração total de uma riqueza que não se renova.
Uma mina deve ser gerida "comme un bon père de famille", de modo a garantir segurança, economia e bom aproveitamento e, à medida que se explora o jazigo, devem prosseguir estudos para melhor definir as suas reservas (já que a exploração se deve iniciar sem um estudo excessivamente pormenorizado, que demoraria um tempo incompatível com a necessidade de ir criando receitas), cuidando do impacto ambiental, para que no final da exploração o terreno da sua implantação possa, de novo, ser utilizado para a agricultura, floresta ou outros fins.

Ouço, e associo estes conceitos à minha vida: "comme un bon père de famille" - com limites, gerindo com sensibilidade e programando o futuro. É assim em todas as artes.

Sem comentários: