quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Artesãos e Artistas


Artesão: 1- Pessoa que fabrica manualmente determinadas peças ou produtos (de olaria, carpintaria, tecelagem, renda, etc.). 2- Pessoa que faz os seus próprios produtos e os comercializa directamente!

Artista: 1. Pessoa que pratica uma das belas-artes, especialmente uma das artes plásticas ou dos seus prolongamentos actuais! 2. Pessoa que interpreta uma obra musical, teatral, cinematográfica, coreográfica. 3. Pessoa que, dedicando-se a uma arte, se liberta das pressões burguesas.

Estas definições se bem que convenientes, não exprimem a diferença fundamental que eu sinto entre estes dois tipos de pessoas, pois em qualquer profissão é possível ter uma postura de artista ou de artesão.

Artista é aquele que, detentor de vastos conhecimentos do seu ofício (e não só), é capaz de opções inovadoras de reconhecida qualidade pelos seus pares (em vida ou póstuma), enquanto o Artesão aplica a fórmula que lhe dá a garantia de sucesso com base na história recente.
Um Artista (em qualquer profissão) tem de correr o risco de não ser entendido, por não haver capacidade, na sociedade, para integrar essas opções. Como dizia Nitchze: “Há homens que nascem póstumos!” - esses sim, são os verdadeiros artistas!

Sem comentários: