quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O Professor















- Deixe-me rever o que disse! Então o homem nasceu em Almas, e só foi para a Escola aos 8 anos, porque o pai fê-lo esperar pelo outro irmão para irem os dois juntos? Para cúmulo reprovou na 1ª classe e só depois é que o professor lhe descobriu capacidades que era uma pena perder, e diligenciou para que ele fosse estudar para o Porto?
- Pelo menos foi isso que o meu pai me contou. O pai dele era carpinteiro em Tuias, chamava-se Fernando Azevedo. O professor Carlos Andrade vinha muitas vezes cá a casa falar com o meu pai, e lembro-me de ele se espantar com o miúdo, dizendo que lhe antecipava os raciocínios e que era uma pena que ele não prosseguisse os estudos, e foi por sua diligência que o pai do Belmiro pediu ao tio e padrinho, que era fiscal de obras no Porto, que lhe desse comida e dormida, já que ele só pagava os livros.
- É curiosa a importância desse professor na vida do país, a ser como conta.
- Nessa altura os professores primários, como o meu pai, o professor Aguiar (1900-1991), eram figuras importantes. O meu pai foi condecorado Cavaleiro da Ordem de Instrução Pública pelo Presidente da República, o General Craveiro Lopes, em 1936. Quer ver? E agora tem nome numa rua aqui no Marco de Canaveses. !

Sem comentários: